Trabalho Sobre Estresse x Beleza
GRADUAÇÃO EM ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL
SARAH NAHARA DE OLIVEIRA SENA NOBERTO
PORTFÓLIO INDIVIDUAL:
PATOS/PB
2014
Introdução
Observando os avanços tecnológicos, dos meios de comunicação e os fenômenos da industrialização, constatamos os inúmeros benefícios e conforto para o nosso cotidiano. No entanto, esse desenvolvimento determinou também sinais em pessoas sedentárias, ou seja, não praticam nenhum tipo de exercício físico, facilitando a capacidade de adquirir doenças modernas que surgem, entre elas está o Estresse.
Outro aspecto, que vem sendo cada vez mais revelado é a qualidade de vida no trabalho, principalmente pelo fato da valorização das pessoas de forma competitiva.
Tendo em vista que as leis trabalhistas buscam o melhoramento da qualidade de vida, visto que o retorno sucedido para empresa não é só financeiro, mas a satisfação dos seus colaboradores. Estudos apontam que o impacto do suporte social sobre o estresse organizacional, pode ser benéfico ou prejudicial, dependendo da qualidade da dimensão da vida dentro das empresas.
Desenvolvimento
Na área da saúde o termo estresse foi utilizado pela primeira vez em 1926 por
Selye, para designar um conjunto de reações específicas que ele havia observado em pacientes, sofrendo as mais diversas patologias. Em 1936, Hans definiu a reação do estresse como uma síndrome geral de adaptação e em, 1974, ele redefiniu estresse como uma resposta não específica do corpo a qualquer exigência (SEYLE, 1956).
O estresse é uma reação muito forte do organismo quando o indivíduo enfrenta qualquer tipo de evento seja ele bom ou mau e que altera a vida desse sujeito.
Na área da beleza encontra-se profissionais que trabalham para proporcionar conforto e bem estar aos clientes, sendo que o mesmo por sua fez encontre-se muitas vezes em algum grau de estresse, por diversos motivos.
Segue o gráfico baseado nas entrevistas feitas a profissionais de beleza e mostrando que