Superior
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MODELO DE GRÁFICO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
APÊNDICES 10
APÊNDICE A – Questionário para Identificação do Nível de Estresse que foi disponibilizado para os profissionais de um salão de beleza e posteriormente utilizado na coleta de dados. 11
1 INTRODUÇÃO
O termo estresse foi utilizado pela primeira vez na área da saúde em 1926 por Hans Selye (1907-1982)1 para designar um conjunto de reações específicas que ele havia observado em pacientes que sofriam das mais diversas patologias. Ele considerava o estresse como uma resposta corporal não específica a qualquer demanda causada por condições agradáveis ou desagradáveis.
Nunca se falou tanto em estresse. O trabalho é uma das fontes de satisfação de diversas necessidades humanas, como autorrealização, manutenção de relações interpessoais e sobrevivência. Por outro lado, também pode ser fonte de adoecimento quando engloba fatores de risco para a saúde e o trabalhador não dispõe de mecanismos suficientes para se proteger destes riscos.
O interesse pelo estudo do estresse no trabalho tem sido crescente na literatura científica, particularmente nos últimos anos. Uma razão para o aumento de pesquisas sobre esse tema está nas repercussões das condições e da organização do trabalho na saúde e no bem-estar dos empregados e, em consequência, no funcionamento e na efetividade das organizações. Tendo em vista a importância do tema, o presente trabalho se propõe a analisar os modelos teóricos e questionários respondidos sobre este assunto.
2 DESENVOLVIMENTO
O estresse pode ser uma reação a uma situação de curta duração ou pode durar um longo. Porém só se torna perigoso quando interfere na nossa capacidade de viver uma vida normal durante um período prolongado.
O estresse é diferente para cada um de nós. O que é