Trabalho sobre Dom Casmurro
O objetivo desse trabalho é mostrar se Capitu, uma das personagens principais do livro Dom Casmurro, traiu ou não seu marido, Bentinho, que é o narrador da história. Mostrando fragmentos do livro em que há ações e acontecimentos, que podem dar uma ideia se ela traiu ou se foi apenas os ciúmes em excesso de Bentinho, que por ser o próprio narrador da história, demonstra só a própria forma de ver e enxergar os fatos que ocorriam.
AUTOR E OBRA
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês.
Aos 16 anos, publica em 12-01-1855 seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito.
Com 17 anos, consegue emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começa a escrever durante o tempo livre. Conhece o então diretor do órgão, Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que se torna seu protetor.
Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor. No ano de 1862 era censor teatral, cargo que não rendia qualquer remuneração, mas o possibilitava a ter acesso livre aos teatros.
Publica seu primeiro livro de poesias em 1864, sob o título de Crisálidas. Seu primeiro romance, Ressurreição, foi publicado em 1872. O Globo de então (1874), jornal de Quintino Bocaiúva, começa a publicar em folhetins o romance A mão e a luva.
Sua primeira peça teatral é encenada no em junho de 1880, escrita especialmente para a