modelo sebrae plano de negocio
Centro de formação de condutores (CFC) é o nome atual das auto-escolas. Quem for abrir um negócio no ramo deve começar consultando o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão federal centralizador das unidades estaduais que regulamenta a atividade. A partir daí o empreendedor saberá quais as exigências em relação às instalações, tipo de veículo, espaço mínimo necessário e mão-de-obra a ser contratada. O CFC pode ser classificado como A (aulas teóricas), B (aulas práticas) ou AB (as duas).
A concorrência é acirrada, e por isso, é preciso oferecer bom atendimento e um corpo técnico de instrutores, com competência e integridade, para a capacitação teórico/prática de condutores de veículos automotores. dispondo de carros em boas condições mecânicas,
Mercado
Este tipo de serviço, bastante demandado nos dias atuais, torna-se ainda mais importante dada a popularização do automóvel e conseqüentemente a necessidade de obter habilitação para direção.
Boas dicas para alcançar seus objetivos quanto ao mercado são: lançar um olhar crítico sobre seu futuro negócio; analisá-lo do ponto de vista do consumidor e a partir daí definir o mercado a ser atingido. Você pode começar por identificar segmentos de mercado específicos nos quais você deseja atuar, para em seguida analisar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores.
Localização
O empreendimento, preferivelmente, deve estar em local de fácil acesso, sendo necessária uma área física de aproximadamente 50 m2. Lembre que as atividades econômicas da maioria das cidades é regulamentada em conformidade com a lesgislação municipal. Isto determina o tipo de atividade que pode funcionar no imóvel escolhido por você.
Certifique-se de que o local escolhido oferece a infra-estrutura adequada à sua instalação e propicie seu crescimento.
Estrutura
A estrutura básica de uma auto-escola, poderá ser dividida em:
- Sala de aprendizagem, com capacidade para aproximadamente 10