Trabalho sobre Discos Magneticos
Ciência da Computação
Organização de Computadores
Discos Magnéticos
Discos Magnéticos
Nayara Silveira Giovani¹, Rafael Silveira Martins Alves¹, Samuel Viol da Silva¹, Vinicius Delben de Carvalho¹, Wiharlley Y. A. A. Santos de Sá¹, Yago Victor de Lima Resende¹.
¹Ciência da Computação - Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC)
Caixa Postal 266 – Barbacena – MG – Brasil. wiharlley26@gmail.com Abstract. This mega-paper describes how the operation for which they are used and the evolution of magnetic disks, hard drives, CDs.
Resumo. Este mega-artigo abrange como é o funcionamento, para que são usados e a evolução dos discos magnéticos como: Disquetes, HDs, CDs.
O que são e para que servem.
Os discos magnéticos são sistemas de armazenamento de alta capacidade que por não ser volátil, é destinado ao armazenamento de arquivos e programas. Eles desempenham dois papéis importantes nos sistemas de computadores: Armazenamento não volátil de longo prazo para arquivos, mesmo quando nenhum programa esteja em execução. Um nível de hierarquia de memoria abaixo da memória principal, usado como apoio para a memoria virtual durante a execução de programas.
Figura 1. Disco Magnético aberto.
História
Sem dúvida, o Disco Magnético foi um dos componentes que mais evolui na história da computação. O primeiro Disco foi construído pela IBM em 1957, e era formado por um conjunto de nada menos que 50 discos de 24 polegadas de diâmetro, com capacidade total de 5 Megabytes, algo espantoso para a época. Comparado com os discos atuais, este custara uma verdadeira fortuna, $35.000,00. Apesar de inicialmente ser extremamente caro, o Disco Magnético foi popularizando nos sistemas corporativos. Com o passar do tempo, os discos foram crescendo em capacidade, diminuindo de tamanho, ganhando confiabilidade e tornando-se mais barato e acessível. Os primeiros