Armazenando informaçõs
Entre as partes mais importantes de um sistema computacional estão os dispositivos que lhe permite salvar seus trabalhos, os componentes físicos, ou materiais são armazenados nos meios de armazenamento. Os primeiros IBM PCs vinham equipados com uma ou duas unidades de disquete, eles também tinham um conector interno que podia ser ligado a um gravador para armazenar em fitas cassete comuns. O IBM PC-XT trouxe os discos rígidos aos microcomputadores, comparados a unidades de disquete da época esses discos eram velozes como raio alem de armazenar grande quantidade de dados, 10MB de um disco rígido era o equivalente a 30 disquetes.
Tipos de dispositivos de armazenamento
Duas tecnologias são usadas para armazenar dados hoje em dia: armazenamento óptico e armazenamento magnético. Geralmente os dispositivo que armazenam dados empregam um ou outro tipo, mais alguns combinam os dois. Tipos de armazenamento magnético: Disquetes, Disco Rígidos, Fitas Magnéticas. Tipos de armazenamento óptico: CD-ROM, WORM, Meios óptico-magnéticos. Os dispositivos de armazenamento mais comuns usam a tecnologia magnética. Os disquetes podem ser removidos da unidade, os discos rígidos não são removíveis eles são permanentes muito mais velozes e com maior capacidade de armazenamento que disquetes.
Os dispositivos ópticos estão se popularizando rápido, o mais conhecido é o CD-ROM. Outros dispositivos são WORM (Write Once, Read Many – Grava uma Vez, Lê Muitas), as unidades óptico-magnéticas e as unidades CD-ROM graváveis.
Como funcionam os meios magnéticos
Os disquetes, disco rígido, e unidades de fita usam técnicas parecidas para ler e gravar dados porque todos usam o mesmo material. Os dispositivos magnéticos usam um principio semelhante ao do imã para guardar dados. Para os dados serem armazenados, as superfícies dos discos e das fitas magnéticas são cobertas por milhões de partículas minúsculas de ferro e cada partícula age como um imã