Anomia
Anomia = ausência, falta, privação da lei ou ausência das normas de conduta.
Diferentes significados para anomia:
Desorganização pessoal do tipo que resulta em um indivíduo desorientado ou fora da lei.
Conflito de normas, o que resulta em situações sociais que acarretam para o indivíduo dificuldades entre seus esforços para se conformar com as exigências contraditórias.
Ausência de norma. Situação social que, em seus casos limítrofes, não contém normas: é, em conseqüência, o contrário de sociedade.
O comportamento anômico:
O comportamento anômico ocorre em todas as sociedades.
Leis, sistemas jurídicos e sociedades bem organizadas não impedem a existência do estado anômico.
O estudo da anomia se preocupa com as causas e não só com os fatores da ausência da lei.
O pensamento de Durkheim sobre anomia:
Tese principal: A organização da sociedade moderna levou a especialização que conseqüentemente criou o isolamento no grupo social, enfraquecendo o espírito de solidariedade acarretando uma influência dissolvente e um comportamento de desvio.
Em seu famoso livro A Divisão do Trabalho Social Durkheim foi o primeiro a usar a palavra "anomia" numa tentativa de explicação de certos fenômenos sociais. Assim descreveu:
a) a sociedade moderna, para poder atingir os seus fins, inclusive de produção e sobrevivência, precisa organizar-se;
b) organização impõe divisão de trabalho ou tarefas;
c) a divisão de tarefas produz especialização;
d) a especialização ocasiona isolamento dentro do grupo, motivando, por sua vez, um enfraquecimento do espírito de solidariedade do grupo global;
e) o enfraquecimento desse espírito de solidariedade acarreta uma influência dissolvente e, por via de conseqüência, o comportamento de desvio.
“Especialista -é aquele que sabe cada vez mais de cada vez menos. À medida que o indivíduo aprofunda os seus conhecimentos, diminuindo-lhe a extensão ou amplitude.
A tese de Durkheim se