Trabalho sobre câncer de Pulmão- Tratamento
Escola de Ciências da Saúde – Farmácia
Alice Campos R. Teixeira
Bruna de Lima Sá
Daniele dos Santos Rocha
Eloisi Nascimento Ramos
Pulmão
Duque de Caxias
2013
Introdução
Câncer de pulmão ou cancro do pulmão é uma doença caracterizada pelo crescimento celular descontrolado em tecidos do pulmão. Origina-se nas células do revestimento epitelial de superfície ou glandular que em resposta aos estímulos carcinogênicos, começam a se proliferar de modo anormal e invasivo. Sua história natural caracteriza-se normalmente por evolução lenta, de modo que o tumor pode permanecer despercebido por muitos anos. Sabe-se também que na fase sintomática o tumor já percorreu 2/3 de sua vida e tem uma grande população de células malignas, restando, portanto apenas 1/3 da vida do tumor para o diagnóstico e o tratamento. Se não for tratado, esse tumor pode se espalhar para fora do pulmão por um processo chamado de metástase, acometendo órgãos adjacentes e, eventualmente, se disseminando por outras partes do corpo.
Fisiopatologia
A maioria dos tumores que começam no pulmão, conhecidos como tumores primários de pulmão, são carcinomas derivados de células epiteliais. Os principais tipos de câncer de pulmão são o carcinoma de pulmão não pequenas células (CNPC) e o carcinoma de pulmão pequenas células (CPC), também chamado de tumor “oat cell”.
O carcinoma de pequenas células (também conhecido como carcinoma de pulmão pequenas células ou “carcinoma oat cell”) é um tipo de carcinoma maligno que ocorre, com maior frequência, nos pulmões, embora ocasionalmente também possa surgir em outras partes do corpo, como no colo do útero, na próstata e no trato gastrointestinal. A maioria dos casos de câncer pulmonar são de células pequenas, cujo o qual é ligeiramente mais comum em homens do que em mulheres. Quase em todos os casos de câncer de pulmão de células pequenas são devidos ao hábito de fumar. O CPPC é