Cancer de pulmao
Danielle Ritter Kwiatkoski**, Virte Lasari Melo***, Samanta Andrine Marschall Taube****
RESUMO: Objetivo: conhecer o perfil dos portadores de câncer de pulmão de uma clínica especializada e identificar os sintomas mais freqüentes, enfatizando aspectos relevantes na prestação dos cuidados de enfermagem. Metodologia: estudo quantitativo, do tipo descritivo e documental que utilizou 2173 prontuários. Resultados: os dados mostram que o número de casos foi prevalente no sexo feminino (54%), faixa etária entre 60-69 anos (38%), em tabagistas (52%), fumantes de 1/2 a 1 carteira/dia (22%), que o carcinoma de pulmão não de pequenas células apareceu em (70%) dos casos e que o abandono do tratamento é alto (46%) apesar de todos os pacientes manifestarem sintomas, sendo os principais: dor torácica (18%), tosse (44%), dispnéia (32%), emagrecimento (38%) e febre (10%). Considerações finais: estudo que permitiu confirmar a mudança no perfil da doença, que a sintomatologia está presente na maioria dos casos e que a enfermagem tem papel fundamental no manejo dos cuidados paliativos.
PALAVRAS CHAVE: câncer, pulmão, enfermagem, prevenção, cuidados, sintomas.
__________________________
* Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Enfermagem) Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE, Ponta Grossa, 2008.
** Enfermeira. Graduação pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.
***Enfermeira MSc. Professora Adjunta ao Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais.
****Enfermeira MSc. Professora Adjunta ao Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais e UFPR.
Autor correspondente:
Danielle Ritter Kwiatkoski
Av. Eng.º Ernani Batista Rosas, 2086- 84015-150-Ponta Grossa –PR
E- mail: dani_kwk@yahoo.com.br
INTRODUÇÃO
No mundo, o câncer de pulmão é uma patologia que acomete um grande número de pessoas, constituindo-se como a principal causa de morte entre todos os