Sociologia
LAQUEUR, Thomas. Inventando o Sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
PIERUCCI, Antonio Flávio. Ciladas da Diferença. São Paulo: Curso de Pós-Gra-duação em Sociologia da Universidade de São Paulo/Ed. 34, 1999.
Coleção Explorando o Ensino
160
PINKER, Steven. The Blank Slate: The Modern Denial of Human Nature. New York: Viking, 2002.
SANTOS, J. A. Figueiredo. Estrutura de Posições de Classe no Brasil. Belo Hori-zonte: Ed. UFMG, 2002.
SCOTT, Sue; MORGAN, David. Bodies in a social landscape. In: ______; ______ (Ed.). Body Matters: Essays on the Sociology of the Body. London: Falmer Press, 1993.
TOOBY, John; COSMIDES, Leda. The Psychological Foundations of Culture. In:
BARKOW, Jerome; COSMIDES, Leda; TOOBY, John (Ed.). The Adapted Mind: Evolutionary Psychology and the Generation of Culture. New York: Oxford Uni-versity Press, 1992.
WILSON, Edward O. Sociobiology: The New Synthesis. Cambridge, MA: Bekknap Press of the Harvard University Press, 1975.
Diferença e desigualdade na sala de aula
Amaury Cesar Moraes
Elisabeth da Fonseca Guimarães
O tema da diferença e da desigualdade pode ser trabalhado com seus alunos de diversas formas. Sugerimos que você inicie pela noção de diferença para, então, abordar o problema da desigualdade. É importan-te introduzir o caráter não natural da diferença, recorrendo a exercícios de sensibilização por meio do recurso ao estranhamento. Você pode, por exemplo, explorar as percepções que os próprios alunos têm em relação às diferenças perceptíveis entre eles no conjunto da classe. Um exercício sugerido é solicitar aos alunos que se reúnam em grupos de quatro ou cinco colegas. Estabeleça um tempo de trabalho e peça a cada grupo que enumere em um caderno algumas características dos seus membros, como sexo, idade, bairro em que moram, religião, time de preferência e outras que você achar interessantes. Cada grupo deverá procurar