TRABALHO SOBRE BUROCRACIA APRESENTAR
Inicialmente, quando foi cunhado no século XVIII, era utilizado para referenciar uma estrutura administrativa governamental, composta pelos funcionários públicos que atuavam nas áreas relacionadas aos interesses da sociedade, como a polícia e a justiça.
Após algumas décadas, já no século XX, o termo burocracia passou a ser usado para referenciar, de forma crítica, a estrutura rígida do aparelho do Estado e dos partidos políticos que sufocavam a democracia na antiga União Soviética.
Max Weber, um dos mais renomados pensadores sociais, elaborou um conceito de burocracia baseado em elementos jurídicos do século XIX, concebidos por teóricos do direito.
Dentro de uma perspectiva jurídica, o termo era utilizado para identificar funções nas organizações públicas, que eram definidas por normas, com atribuições delimitadas, definições de competência e critérios de seleção de funcionários.
A burocracia, então, podia ser definida como uma estrutura técnico-administrativa, formada por pessoas especializadas, escolhidas mediante critérios objetivos e que se incumbiam de diversas tarefas relevantes dentro da administração.
Segundo Weber, a burocracia, existiu em todas as formas de Estado, desde o antigo até o moderno. Porém, foi durante o Estado moderno que a burocracia atingiu seu mais elevado patamar de racionalidade.
As principais características de uma estrutura burocrática moderna são:
Funcionários que ocupam cargos burocráticos são considerados servidores públicos;
As pessoas são contratadas em razão de sua competência técnica e de suas qualificações específicas;
Os servidores devem cumprir tarefas que são determinadas por