Tecnicas De Planejamento
Prof. João Luiz Becegato
Conceito
É um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com melhor concentração de esforços e recursos pela empresa. É o processo de estabelecimento de um estado futuro desejado e um delineamento dos meios efetivos de torná-lo realidade. Finalidade:
Estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado.
Reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidas pela empresa. Importância:
A necessidade de planejar surge como forma de identificar, correlacionar, analisar e avaliar todas as variáveis envolvidas nos processos decisórios, a fim de possibilitar um desenvolvimento contínuo dos empreendimentos humanos, de maneira rápida e acessível a todos, com mínimo esforço.
Origem:
A história do Planejamento estratégico começa com o modelo militar, mais precisamente com as guerras (suas origens, concepções, dinamismo, etc ).
Uma definição de estratégia militar nos diz: “Estratégia é a ciência do planejamento e direção em larga escala de operações militares, ou manobra de forças para adquirir a posição mais vantajosa para combater o inimigo” (Guralnik,
David. 1986).
Entendendo que a definição de Estratégia aplicada nos processos empresariais foi transformada, um elemento permanece como chave: “é dirigida para obter vantagens competitivas”. Evolução
:
Apesar do estudo científico sobre planejamento ser recente, e de nunca terem sido encontradas obras que comprovem seu desenvolvimento na antiguidade, há fortes indícios de que o planejamento já existisse nesta época. As grandes realizações arquitetônicas dos antigos impérios (3200 a 2300 a.C.), por exemplo, foram marcos daquela época e comprovam a hipótese de que, naquele tempo, existia algum tipo de plano