teoria da burocracia
2 MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO
2.1 Origem da teoria
A teoria da burocracia tem sua base voltada para o enfoque mais amplo e completo a respeito da fragilidade e parcialidade da teoria clássica e da teoria das relações humanas, buscando conhecer a estrutura e os membros componentes da organização para conseguir caracterizar todas as variáveis envolvidas e analisar o comportamento dos membros. Outro aspecto que influenciou tal origem é proveniente do continuo crescimento e desenvolvimento da complexidade das empresas, passando a exigir modelos organizacionais mais bem estruturados. Tal aplicação remete ao fato da tentativa de aplicar novos modelos organizacionais baseados na descoberta da sociologia da burocracia descoberta pelo alemão Max Weber.
2.2 Origem da burocracia
A burocracia é um modelo de organização humana baseado na racionalidade, isto é, baseia-se na adequação dos meios para atingir os fins. Segundo Weber, a racionalidade é composta por três vertentes: o capitalismo, a ciência moderna e a burocracia como forma de organização, sendo estes provenientes das mudanças sociais e religiosas ocorridas em países protestantes.
O estudo realizado a respeito dos tipos de autoridade visa entender a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. A autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado.
2.4 Características