Aa
VIDA
Platão nasceu em Atenas, por volta de 428 a.C. Sua família era uma das mais nobres de Atenas, sendo muito de seus membros pessoas eminentes na política. Como muito atenienses, Platão desde cedo se interessou pela política.
A vida de Platão transcorreu entre a fase áurea da democracia ateniense e o final do período helênico. Ainda em sua juventude, quando tinha entorno de 20 anos, Platão conhece e torna-se um discípulo de Sócrates, gozando durante 8 anos dos ensinamentos do mestre, por quem foi profundamente influenciado em sua filosofia.
Platão tinha cerca de 29 anos quando Sócrates foi morto em Atenas, acusado perante a Assembleia de corromper a juventude, levando-a a descrer dos deuses tradicionais da cidade. A partir de então, aprofunda-se em Platão a descrença nos rumos políticos da democracia ateniense. Após a morte de seu mestre, Platão resolve viajar. Vai a Magna Grécia (sul da Itália) onde tem contato com os pitagóricos, entre eles, Arquitas de Tarento, um sábio governante que inspira em Platão um modelo de governante para a solução dos problemas políticos. Ainda durante essa viagem, Platão vai a Siracusa na Sicília, onde conhece e torna-se amigo de Dion, cunhado de Dionísio, tirano da cidade. É nessa cidade que Platão tenta aplicar suas ideias sobre política. Mas após serias desavenças foi vendido como escravo. Liberto após ser reconhecido por um rico armador. Platão vai também ao Egito, mas o que aconteceu durante essa jornada é praticamente desconhecido. É nessa época que Platão escreve seus primeiros Diálogos e, provavelmente, começa a escrever A República, uma de suas maiores obras. Já em 387