Trabalho sobre bulhas cardiacas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA
CURSO: ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FISIOLOGIA
ORIENTADOR: PROF.DR. ACÁCIO SALVADOR VERAS E SILVA
AUSCULTA CARDÍACA
BRUNO TEIXEIRA DA SILVA
TERESINA
2015
1 INTRODUÇÃO
A principal função das válvulas cardíacas é impedir o refluxo do sangue para os átrios (válvulas atrioventriculares) e para os ventrículos (válvulas semilunares), impedindo, desse modo, a diminuição do débito cardíaco e fazendo com que o coração funcione normalmente. Quando estão em ação, as válvulas cardíacas emitem sons característicos que, geralmente, são captados com o auxilio de um estetoscópio e permitem a analise de seus funcionamentos na analise clinica.
As válvulas A-V (válvulas tricúspide e mitral ) impedem o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as válvulas semilunares ( válvulas aórtica e pulmonar ) impedem o retorno do sangue das artérias aorta e pulmonar para os ventrículos, durante a diástole. Todas essas válvulas fecham-se e abrem-se passivamente. Isto é, elas fecham-se quando um gradiente retrógrado de pressão empurra o sangue para trás, e abrem-se quando um gradiente de pressão, dirigido para diante, força o sangue para diante. Por razões anatômicas, os folhetos delgados das válvulas A-V necessitam de um fluxo retrógrado muito pequeno para se fechar, enquanto as válvulas semilunares, bem mais espessas, necessitam de um fluxo retrógrado rápido, durante alguns milissegundos. (GUYTON & HALL, 2002, p.97)
Portanto, as auscultas dos sons cardíacos são de extrema importância para a verificação da função normal das válvulas e por isso o objetivo deste trabalho é estudar as auscultas cardíacas em alunos do terceiro período de enfermagem da Universidade Federal do Piauí.
2 MATERIAL E MÉTODO
Vide roteiro de praticas (pag.20)
3 RESULTADOS
Figura 01 - Focos para ausculta cardíaca
4 DISCUSSÃO
É