Teste
Cabeça
Exame da cabeça
Deve ser observada a posição da cabeça.
Deve estar ereta e em equilíbrio, na linha média do tronco; sem movimentos involuntários ou tremores (SUGEREM PARKINSONISMO)
Alteração da postura, inclinação para frente ou para trás (DOENÇAS DO PESCOÇO OU MENINGES).
Ligeiramente caída para o lado (PERDA AUDITIVA OU VISUAL UNILATERAL);
OBSERVAR CABELOS: distribuição, quantidade, aspecto, higiene, presença de parasitas.
Cabeça - Inspecionar e palpar cabelo e couro cabeludo; tamanho, contorno e simetria do crânio e da face; pele da face.
Olhos - Testar acuidade visual e campos visuais por confrontação (um olho de cada vez); verificar posição e alinhamento dos olhos (hipoteilorismo e hiperteilorismo); examinar as conjuntivas e escleróticas; examinar a córnea e a íris; inspecionar as pupilas (reflexo fotomotor direto e consensual; reflexo de convergência; avaliar tamanho, formato e simetria); observar a função dos músculos extra-oculares; realizar exame do fundo de olho.
Ouvidos - Inspecionar e palpar o pavilhão auricular; realizar otoscopia; testar acuidade auditiva.
Nariz - Inspecionar a superfície externa; realizar rinoscopia (observar mucosa nasal, septo nasal e os cornetos); palpar os ossos próprios do nariz.
Seios Paranasais - Pressionar os seios frontais e maxilares.
Boca, Faringe e Laringe - Inspecionar lábios, gengivas, dentes, mucosa, palato e língua; palato mole, pilar anterior e posterior, úvula, amígdalas e parede posterior da orofaringe.
Linfonodos - Palpar todas as cadeias de linfonodos (pré- auriculares, retroauriculares, occipitais, mentonianos, submandibulares, amigdalianos, cervicais posteriores, cervicais superficiais, cervicais profundos e supraclaviculares).
Traquéia - Inspecionar e palpar a procura de desvios; auscultar quando suspeitar de estridor.
Tireóide - Tem a forma de um H e localiza-se centralmente no pescoço. Habitualmente palpa-se apenas o istmo da tiróide, mas em indivíduos