Processos Psicologicos B sicos
MÓDULO 1 – SENSAÇÃO
Neste módulo, estudaremos como se dá os processos de sensação e percepção em seres humanos.
O autor do livro considerado como referência básica desta disciplina, David Myers, apresenta um parágrafo que define os dois processos alvo deste módulo de estudos.
Leia-o atentamente:
Para representar o mundo em nossas cabeças, devemos detectar a energia física do ambiente e codificá-la como sinais neurais, um processo denominado tradicionalmente sensação. E temos de selecionar, organizar e interpretar nossas sensações – um processo denominado percepção. Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.
(Myers, 2006. p. 136)
A partir do relatado por Myers (2006), podemos considerar a sensação como o processo que compreende a captação dos estímulos externos pelos nossos órgãos sensoriais e o envio destas informações até o nosso cérebro (Sistema Nervoso Central).
Já a percepção seria o processo transformação destes estímulos sem sentido, num todo com significado e utilidade para nossa vida cotidiana. Realmente, na prática, sensação e percepção são processos que se misturam. Mas, para fins didáticos, iremos separá-los, com o intuito de facilitar a sua aprendizagem.
Este módulo de estudos possibilitará a você entrar em contato inicialmente com o processo de sensação humana, em todos os seus detalhes. Os princípios básicos da sensação humana (noção de limiar e seus subtipos – limiar absoluto, estimulação subliminar e limiar diferencial), como se dá a adaptação sensorial e quais são as especificidades de cada sentido humano se apresentam como tópicos fundamentais deste assunto.
Ao final deste módulo você deverá ser capaz de definir o processo sensorial, descrever a diferenciação e relação entre sensação e percepção.
EXERCÍCIO EXEMPLO:
A sentença abaixo é constituída por duas asserções, sendo que a segunda asserção aparece em negrito como uma justificativa e/ou complementação da primeira. Leia-a
com