Trabalho Sobre Azuma 1
Tadao Ando nasceu em Osaka, Japão, no dia 13 de Setembro de 1941 e foi criado pela a avó. Dos 10 aos 17 anos trabalhou como carpinteiro local, onde aprendeu a trabalhar com madeira, construindo modelos de aviões e navios, e ainda criança se apaixonou por arquitetura ao trabalhar com carpintaria em uma mercearia de seu vizinho.
Desprovido de recursos financeiros para se formar em arquitetura, Tadao escolheu o seu próprio método de aprendizado: fora da sala de aula, através de visitas as edificações da região e sempre acompanhado de muita leitura. A arquitetura tomou conta da sua mente aos 15 anos, quando comprou um livro de desenhos de Le Corbusier. Além desse livro, comprou vários outros como Mies Van der Rohe, Alvar Aalto, Louis Khan e Frank Lloyd Wright. Estudou Arquitetura por sua conta, e visitou também outros costumes, culturas e edificações na Europa e América do Norte.
Finalmente em 1969, Ando funda a firma Tadao Ando Archutects & Associates. Trabalhando na sua cidade natal, o trabalho do autodidata chama, então, a atenção da crítica,dando um empurrão para uma carreira que viria a ser premiada em 1995 com o Prêmio Pritzker
Ando hoje em dia é arquiteto renomado e professor emérito da Universidade de Tóquio. Através da sua arquitetura simples, concisa, abusando elementos geométricos, definiu a arquitetura como a caixa que provoca.
Processo de Concepção do Arquiteto
Os projetos de Tadao estabelecem relação entre três principais elementos: a ordem, as pessoas e a força emotiva. Para obter esses três elementos, ele se utiliza da luz, o céu e o vento. Para ele as pessoas são elementos fundamentais de seus projetos. Ando une o contraste do natural: correntes de ar, luz, espelho d’água, topografia; e o não natural: o concreto com cavilhas que enfeitavam suas paredes nuas (sua marca registrada) e a madeira, tarefa não muito fácil para os arquitetos que adoram interferir no espaço, fazendo com que esses elementos em conjunto dessem aos seus