Cap 01klp

16472 palavras 66 páginas
Parte I
O impacto das TIC sobre a educação e a psicologia da educação
A primeira parte deste livro, formada por três capítulos, articula-se em torno dos fatores históricos, socioeconômicos, tecnológicos, psico e socioevolutivos que influenciaram no acelerado desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação
(TIC) na última década e que, por sua vez, foram influenciados por estes.
O Capítulo 1 defende a ideia de que as TIC fazem parte de um novo paradigma tecnológico que modifica as práticas sociais e, de maneira especial, as práticas educacionais. Essa influência se manifesta no desenvolvimento de novas ferramentas, cenários e finalidades educacionais, marcadas pela adaptabilidade, pela acessibilidade permanente, pelo trabalho em rede e pela necessidade de uma crescente alfabetização digital, aspectos que posteriormente são recolhidos e analisados ao longo do livro.
O Capítulo 2, por sua vez, aborda o impacto das TIC no desenvolvimento humano, considerando o conjunto de ferramentas virtuais que permitem gerenciar as práticas comunicacionais como ferramentas de socialização que redefinem os limites daquilo que até agora entendíamos como comunidade.
A potencialidade dessas ferramentas socializadoras nas escolas, nas salas de aula e nos processos de ensino-aprendizagem é tratada no Capítulo 3. Nesse capítulo é feita uma revisão crítica das formas habituais de classificar os usos educacionais das TIC e os diversos vieses subjacentes a essas tipologias. Finalmente, é proposta uma classificação que tenta contemplar, ao mesmo tempo, a potencialidade educativa que caracteriza as diferentes ferramentas tecnológicas e as principais dimensões que caracterizam as práticas educacionais.

1
Educação e aprendizagem no século XXI
Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades
César Coll e Carles Monereo

Tecnologia, sociedade e educação: uma encruzilhada de influências

As forças da mudança
Tentar entender e valorizar o impacto educacional das tecnologias da

Relacionados