Realidade aumentada
Definição Realidade Aumentada é definida usualmente como a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados por computador, com um ambiente real, por meio de algum dispositivo tecnológico . Entretanto, esta conceituação é muito geral e só fica clara com sua inserção em um contexto mais amplo: o da Realidade Misturada.
A Realidade Misturada, misturando o real com o virtual, abrange duas possibilidades: a Realidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo real, e a Virtualidade Aumentada, cujo ambiente predominante é o mundo virtual. Pode-se dizer, então, que a Realidade Aumentada é uma particularização da Realidade Misturada.
A definição de Ronald Azuma(pesquisador científico) sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita.
Azuma disse que: “Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.
Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que: • combina elementos virtuais com o ambiente real; • é interativa e tem processamento em tempo real; • é concebida em três dimensões. “
Origem A Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Quando os códigos de barras não estavam mais cumprindo (com perfeição) a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura, foram criados os códigos em duas dimensões, permitindo assim um maior armazenamento de informações.
Os códigos bidimensionais são os responsáveis pela possibilidade de projetar objetos virtuais em uma filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interatividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas. A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.
Funcionamento Três componentes básicos são