Trabalho sobre ansiedade
A maneira prática de se diferenciar ansiedade normal de ansiedade patológica é basicamente avaliar se a reação ansiosa é de curta duração, autolimitada e relacionada ao estímulo do momento ou não. Os sintomas dos transtornos ansiosos são primários, ou seja, não são derivados de outras condições psiquiátricas como depressões, psicoses, transtornos do desenvolvimento, transtorno hipercinético entre outros.
Sintomas ansiosos são frequentes em outros transtornos psiquiátricos. É uma ansiedade que se explica pelos sintomas do transtorno primário, por exemplo, a ansiedade do início do surto esquizofrênico e o medo da separação dos pais numa criança pequena, mas isso não constitui um conjunto de sintomas que determina um transtorno ansioso típico. Podem ocorrer casos em que vários transtornos estão presentes ao mesmo tempo e não se consegue identificar o que é primário e o que não é sendo mais correto referir que esse paciente apresenta mais de um diagnóstico existente. Estima-se que cerca de metade das crianças com transtornos ansiosos tenham também outro tipo de transtorno.
Algumas variantes dos sintomas do transtorno ansioso são os vícios, os maus hábitos, que também são ligados aos transtornos compulsivos, como o vício de fumar, o vício de comer e o vício do álcool. Os ansiosos de forma não voluntária buscam o alivio para a sua ansiedade através do uso compulsivo destas e de outras drogas também como maconha, cocaína, crack, ópio e morfina.
O sentimento crônico da ansiedade é muito ruim, e na maioria das vezes a pessoa não identifica que se trate de uma ansiedade, de um