Trabalho sobre adm de medicamento por via oftalmica
“Prof. José de Souza Herdy”
E. C. S
C. E
Administração de Medicamentos Pela via Oftálmica
Duque de Caxias
2012
Administração de Medicamentos Pela via Oftálmica
Trabalho apresentado à universidade do Grande Rio “Prof. José Herdy”, como parte de requisito avaliativo.
Orientadora:
Duque de Caxias
Introdução
Este estudo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que objetivou resumir as novas e atuais praticas para administração de medicamentos oftálmicos. Apresenta também, anatomia do olho humano, além dos tipos medicamentos que podem ser utilizados nessa via.
Olho Humano O olho humano é responsável por captar energia luminosa, que será interpretada pelo cérebro. O globo ocular é envolto por um tecido transparente chamado esclerótica (a parte branca do olho), onde se forma a córnea. Internamente, existe a coróide, que possui melanina e vasos sanguíneos que abastecem a parte frontal do olho. Sua parte visível é conhecida como íris, que é responsável pela cor dos olhos e evita reflexos que poderiam interferir na nitidez da imagem. No centro da mesma está a pupila que pode se contrair permitindo a maior ou menor entrada de luz. Os raios luminosos passam pela pupila e sofrem refração na córnea, cristalino e humor aquoso, que funcionam como lentes convergentes, focando a imagem na retina.
*A foto mostra um esquema simplificado do olho humano
Retina A retina é a parte do olho sensível a luz. Ela contém milhões de células fotossensíveis chamadas de cones e de bastonetes. Estas transformam energia luminosa em impulsos nervosos que serão interpretados pelo cérebro. No fundo do olho próximo ao centro há uma pequena depressão, onde existem apenas cones, que é chamada de fóvea. Esse é o local onde a imagem se forma com maior nitidez. O eixo que liga a pupila à fóvea é conhecido como eixo óptico. Os impulsos nervosos são transmitidos pelo nervo óptico. Como a região por