Etica e saude
*
Módulo VII
Fundos externos e gestão de projectos
O módulo pretende situar o participante na problemática da gestão dos fundos externos, que constituem uma componente importante do financiamento público para área de saúde. É organizado em duas sessões, das quais a primeira descreve o assunto em termos gerais e a segundo entra na prática da gestão de fundos externos com um estudo de caso, a partir da experiência actual da Direcção de Planificação e Cooperação (DPC). A primeira sessão discute, em particular, as implicações, para o País, da presença de avultados fundos “verticais”, com objectivo de apoiar directamente Programas de Saúde específicos. A segunda sessão aborda de uma forma detalhada e do ponto de vista de gestão , a problemática da gestão de projectos, já discutida, em geral, no módulo, sessão).
Sessão 1
Financiamento do sector saúde e fundos externos
Introdução
A sessão descreve as duas vertentes da ajuda externa ao sector saúde, nomeadamente PROSAUDE e fundos externos, e oferece um espaço para discutir as implicações para planificação e gestão fnanceira.
Resumo. Embora a maioria dos parceiros bilaterais utilizem o mecanismo do fundo comum (PROSAUDE) e disponibilizem o seu apoio através dos canais institucionais sob coordenação do Ministério das Finanças (MF).Os financiamentos indirectos à saúde por fundos verticais tem vindo a crescer nos últimos 10 anos passando a constituiro mecanismo de financiamento externo mais