Seminario
BEATRIZ DE SOUSA SILVA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE SISTEMA RESPIRATÓRIO.
ARACATI
2012
BEATRIZ DE SOUSA SILVA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Trabalho Apresentado ao Curso de Fisioterapia da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ para obtenção da nota de AVII da disciplina de Estudos em Fisiologia humana
Profº. Ana Paula Lima de Deus Arrigeto
ARACATI
2012
Relação Pulmão diafragma
A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.
A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
O objetivo é promover a troca gasosa contínua entre o ar inspirado e o sangue da circulação pulmonar,fornecendo O2 e removendo CO2 – Respiração.
Técnicas: Reeducação Respiratória
A reeducação respiratória consiste em primeiro treinar separadamente a musculatura que faz a respiração e por último utilizá-la seqüencialmente para encher quase que 100% da sua capacidade pulmonar. Usando principalmente o movimento abdominal, podemos além de respirar, massagear todos os órgãos internos, ajudar os movimentos peristálticos e de quebra colocar mais oxigênio em nosso organismo. Dedicar entre 5 e 15 minutos do dia a praticar o exercício é o suficiente para aliviar sintomas do estresse.
· Apoiar uma mão no abdômen e a outra no peito, para perceber melhor o movimento;
· Inspirar e exalar apenas pelas narinas; ao