Trabalho Sobre acroleina
Fome no Mundo
Alimentos Orgânicos
CASCAVEL
2013
Pesquisas
CASCAVEL
2013
Acroleína
A acroleína ou propenal, de fórmula química C3H4O é um composto de aldeído etilênico obtido pela desidratação da glicerina por bactérias. É um composto liquido e, possui odor e sabor amargo. Pode ser produzido no motor quando este utiliza como combustível o óleo vegetal cru.
Quando o glicerol (C3H8O3) é aquecido a 260 °C, ele se decompõe em acroleína
Durante o aquecimento do óleo no processo de fritura, uma complexa série de reações produz numerosos compostos de degradação. Quando o alimento é submerso no óleo quente em presença de ar, o óleo é exposto a três agentes que causam mudanças em sua estrutura: a água, proveniente do próprio alimento e que leva a alterações hidrolíticas; o oxigênio que entra em contato com o óleo e a partir de sua superfície leva a alterações oxidativas e finalmente, a temperatura em que o processo ocorre, resultando em alterações térmicas, como isomerização e reações de cisão (aldeídos e cetonas), formando diversos produtos de degradação
No que tange a uma visão química, O propanotriol, quando submetido a um aquecimento rápido, desidrata-se, formando a acroleína que apresenta um cheiro forte e picante. Essa propriedade constitui um meio fácil e seguro de se diferenciarem as gorduras verdadeiras dos óleos essenciais e minerais, pois, quando a gordura é gotejada sobre uma chapa super-aquecida, também desprende acroleína.
Fome no Mundo
Em 2050, a população da Terra deverá chegar a 9 bilhões de pessoas. Já hoje não se consegue alimentar os atuais 6 bilhões. Especialistas alertam que será preciso encontrar novas concepções para lidar com o problema.
Se em 2008 o número de vítimas da fome no mundo havia sido reduzido para menos de 1 bilhão, já em junho de 2009 essa marca foi ultrapassada. Neste ano, o número de