Trabalho Sa de Mental ok
CURSO: PSICOLOGIA
ANA CRISTINA LAENDER
EDINARDO MIRANDA
GISLEANE CORDEIRO
LARISSA RIOS SILVA
SAÚDE MENTAL E MEDICALIZAÇÃO
TEÓFILO OTONI
2015
ANA CRISTINA LAENDER
EDINARDO MIRANDA
GISLEANE CORDEIRO
LARISSA RIOS SILVA
SAÚDE MENTAL E MEDICALIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, como requisito parcial para obtenção do título de psicólogo.
Orientadora: Maria Thereza Nóbrega
TEÓFILO OTONI
2015
SAÚDE MENTAL E MEDICALIZAÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo levantar a discussão junto à comunidade acadêmica sobre o funcionamento da instituição Saúde Mental, no contexto da proliferação das catalogadas patologias, consequentemente sua influência na instituição farmacológica e como o indivíduo tem reagido diante das patologias/medicalização frente a uma sociedade contemporânea e denominada por Lipovetsky como “sociedade do hiperconsumo”, que é pautada na busca pela felicidade e negação do sofrimento, dos conflitos e das angústias. Discurso da felicidade e da produtividade (e do consumo), que parece sustentar a prática dos profissionais da saúde mental.
Durante nossos estudos nos baseamos em cenas do filme “Bicho de Sete Cabeças” que retrata o posicionamento autoritário, verticalizado e medicalizado dos profissionais da saúde mental, frente às questões psicológicas e psiquiátricas, ou seja, apenas um discurso é considerado válido: o da ciência.
O conceito de saúde e patologia ao longo dos diversos anos e segundo vários autores vem sofrendo grandes modificações. Algo em comum atualmente tem sido aceitar que, não se