biografia de Pitágoras
Moradores de Calçadas
UNIVERSIDADE PAULISTA
Cristiano
Felipe
Geovane
Leonardo
Henrique
Lucas
Raphael
Odilon
Willian
Diego
Grupos Sociais
Moradores de Calçadas
SÃO PAULO
2014
Cristiano
Felipe
Geovane
Leonardo
Henrique
Lucas
Raphael
Odilon
Willian
Diego
TÍTULO DO TRABALHO: Grupos Sociais
Moradores de Calçadas
Trabalho do curso de Homem e Sociedade para avaliação da nota do 2º Bimestre apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. Adriano
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho foi exposto um pouco da realidade dos moradores de rua, a existência de indivíduos em situação de calçada torna profunda desigualdade social brasileira e com isso a exclusão social relaciona-se com situação extrema de perca de relações familiares, além de total perda de emprego e envolvimento com diversas drogas, podem ser chamadas vítimas de processos sociais, políticos e econômicos.
Entre a população em situação de moradores de Calçadas predominam as pessoas do sexo masculino, com idade entre 25 e 44 anos e que nunca estudaram ou não concluíram o ensino fundamental. O tempo médio de moradia nas ruas, a cada ano, mostra o índice crescente nas metrópoles brasileiras, á principal fonte de renda deles é na coleta e venda de produtos recicláveis.
Uma grande parte das pessoas que dormem nas calçadas já sofreu algum tipo de violência, independentemente de idade, sexo e cor. Grande parte dessa violência é praticada entre eles próprios moradores que travam lutas corporais e praticam roubos e furtos entre si.
2. CULTURA E GRUPOS SOCIAIS
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei,os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo