Biografia de Pitágoras
Pitágoras nasceu na ilha de Samos (atual Grécia) em aproximadamente 570 a.C. Este é uma figura extremamente importante no desenvolvimento da matemática. Mas, Pitágoras não era só matemático, também era filósofo, astrónomo, músico e místico grego.
Ele é considerado o primeiro matemático puro. Devido à sua sociedade ter um carácter comunitário e secreto, Pitágoras não deixou nenhuma obra escrita, logo não se sabe muito sobre as suas realizações matemáticas.
Diz-se que Pitágoras viajava até Mileto, onde aprendia matemática com Tales (considerado o fundador da Matemática Grega). Este também viajou pelo Egito e pela Babilónia, tendo aprendido muitos conhecimentos matemáticos com estes. É provável que Pitágoras também tenha estudado na Índia.
Provavelmente, no ano de 525 a.C, Pitágoras mudou-se para Crontona, cidade do sul da Itália, onde fundou a Escola Pitagórica. Os historiadores, dizem que a Escola Pitagórica tem uma carácter duplo: por um lado dedicavam-se a questões espirituais (os pitagóricos acreditavam na imortalidade da alma e na reencarmação e tinham a auto-reflexão ), por outro lado tinham estudos de Matemática, Astronomia e Música.
Esta Escola defendia o príncipio de que a origem de todas as coisas estava nos números e no atomismo numérico. Pitágoras dava especial atenção ao número 10, número divino. Dez era a base de contagem dos gregos, e dez são os vértices da estrela de Pitágoras.
"A estrela de Pitágoras" é a estrela de cinco pontas formada pelas diagonais de um pentágono regular. O pentágono regular era de grande significação mística para os Pitagóricos e já era conhecido na antiga Babilônia.
No domínio da matemática, os estudos mais importantes atribuídos a Pitágoras e aos pitagóricos são: a descoberta dos irracionais ;
o teorema do triângulo rectângulo (Teorema de Pitágoras);
a descoberta da tabuada ;
o estudo de propriedades dos números (dos números ímpares regulares, dos