trabalho randolfo
Toffler (1980), em seu livro “A terceira onda”, divide a história da civilização em três grandes ondas de transformação: a revolução agrícola (primeira onda), arevolução industrial (segunda onda) e a revolução da informação (terceira onda).
A primeira onde veio com o aparecimento da agricultura foi o primeiro ponto decisivo para o desenvolvimento social humano,Toffler (1980) estima que a primeira onda tenha começado por volta do ano 800 a.C., estendendo-se por muitos anos. Essa civilização agrícola teria dominado a Terra até meados de 1.650 ou 1.750 d.C. e,a partir de então, a segunda onda, ou seja, o acesso à civilização industrial teria começado a ganhar força.
Já a seguda onda deu início do século 20, o setor industrial emergia, conseguindo absorvergrande parte dos milhões de trabalhadores agrícolas e fazendeiros que foram deslocados pela rápida mecanização da agricultura; entre 1950 e 1980, o setor de serviços, ao crescer rapidamente,conseguiu reempregar grande parte dos operários demitidos em decorrência da automação.
Neste período, os novos paradigmas passaram a ser determinados pelos processos produtivos que se massificaram a partirde novas tecnologias, gerando a urbanização e a formação de uma sociedade industrial. Na terceira onda, a maneira industrial de perceber o mundo já não reflete a visão de muitas pessoas. Para Toffler(1980) a terceira onda representa um mundo novo baseado na informação e no conhecimento.
Na terceira onda, a maneira industrial vem junto com o meio da telecomunicação da informação e da robótica, porém tem países que se estabilizam com as 3 ondas juntas para seu sustento e sobrevivência como é o caso do Brasil.