Trabalho RAfael
Nessa etapa, vamos calcular o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar.
Pelas pesquisas realizadas no mercado (cliente, concorrentes e fornecedores), revelou uma expectativa do seguinte cenário que envolverá uma receita mensal de R$ 125.000,00; contratação de 5 funcionários.
Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender.
São exemplos de investimentos pré-operacionais:
despesas com reforma (pintura, instalação elétrica, troca de piso, etc.); taxas de registro da empresa; cursos e treinamentos; propaganda e publicidade; outras despesas.
O capital de giro é o montante de recursos necessários para o funcionamento inicial da empresa. No Brasil, muitas empresas fecham as portas precocemente porque não estimam corretamente o valor do capital de giro. Para calcular a necessidade de capital de giro é preciso calcular: A) Estimativa do estoque inicial B) Caixa mínimo
OBS: Pesquisas junto a concorrentes, fornecedores e também através de pesquisas de mercado auxiliam na obtenção dessas informações.
Compreendem os gastos realizados antes do início das atividades da empresa, isto é, antes que ela abra as portas e comece a vender. - Esses investimentos compreendem itens que não se caracterizam como bens (por isso diferenciam-se do investimento fixo). Exemplos: Despesas com pintura e reformas em geral, custos com a legalização da empresa, divulgação pré-abertura, treinamentos, etc.
Capital de Giro
Existem dois tipos de investimentos que a empresa recebe quando inicia suas atividades. Um é conhecido como investimento fixo, que serve para a aquisição de máquinas, móveis, prédios, veículos, enfim, para investir em itens do ativo imobilizado. O outro é conhecido como Capital de Giro.
Capital de giro é uma parte do