Trabalho Rafael
O homem sempre utilizou o vento para conseguir melhorar seus empreendimentos. Um dos maiores exemplos é a impulsão de navios a velas. Atualmente o vento é intensamente utilizado para geração de energia elétrica, de forma limpa e sustentável. Parques eólicos (parques de vento) estão sendo implantados no Brasil, tanto no Nordeste quanto no sul, em especial na Planície Costeira.
O Parque Eólico de Osório, um exemplo da utilização do vento para benefício de geração limpa e sustentável de energia elétrica.
O surf existe devido ao vento que provoca o movimento das massas de água. O resultado é a formação das ondas nas costas dos continentes e ilhas.
A navegação a vela é outro exemplo da utilização do vento e que exige grande conhecimento de seus percursos, comportamento e intensidade. O Veleiro Canela (foto acima), que está dando a volta ao mundo, beneficia-se do vento para seu deslocamento de grande percurso. Colombo, Cabral e Magalhães são alguns exemplos de homens que se valeram do vento para descobrirem novos continentes.
As plantas há milênios utilizam-se do vento para serviços que elas não podem fazer sozinhas. Um dos exemplos mais extraordinários é a dispersão de suas sementes que se adaptam criando asas, diminuindo peso e adquirindo formas aerodinâmicas. O cipó pente-de-macaco utiliza este recurso com muita habilidade.
A semente do cipó pente-de-macaco (foto acima) é um exemplo da