TRABALHO QUIMICA
ENGENHARIA CIVIL-TURMA A
EXPERIMENTO DE DECOMPOSIÇÃO
Alunos: Adriana Fidelles RA4013053
Bruno Braga RA
Felipe RA4013117
Leticia Gauna RA
Ribeirão Preto
27/02/12
Objetivo:
Realizar um experimento em sala de aula para calcular a velocidade média de decomposição de um comprimido de aspirina efervescente.
Introdução: Velocidade média de decomposição
No nosso dia-a-dia ocorrem várias reações químicas, algumas podem ser rápidas ou lentas, isso depende das condições que se encontram e os fatores que as influenciam. É importante saber a velocidade das reações para nos ajudar se vai ser aproveitadas ou evitadas dependendo do caso.
O cálculo da variação de velocidade em que uma reação ocorre é a relação entre a quantidade de um reagente que é consumido e o intervalo de tempo gasto.
Calcula-se a velocidade média de decomposição com a seguinte fórmula:
Material utilizado:
Para este experimento foram utilizados:
03 comprimidos de aspirina efervescente-4gramas
03 copos de água, sendo 01 água gelada, 01 água natural, 01 água quente
Descrição:
O experimento foi realizado em três etapas, e em cada etapa foi trocada a temperatura da água. As temperaturas utilizadas foram gelada, natural e quente para ser observado como o comprimido efervescente ia reagir nessas três temperaturas e cronometramos o tempo de cada reação.
O primeiro experimento foi com a água gelada, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é devagar, demora pra que todo o produto seja dissolvido. O tempo da reação foi de 1min e 21s.
O segundo experimento foi com a água natural, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é um pouco mais rápida comparando com a água gelada. O tempo da reação foi de 46s.
O terceiro experimento foi com a água quente, colocamos o comprimido efervescente de 4g e observamos que a reação do comprimido é rápida, se dissolve rapidamente. O tempo da reação foi