Trabalho Quimica
Introdução
Misturas são materiais que não apresentam ponto de fusão e de ebulição constantes, pois são constituídas por duas ou mais substancias puras. As misturas podem ser divididas em dois grupos: homogêneas e heterogêneas. Na experiência a seguir veremos um material se dissolver em outro, assim teremos uma mistura homogênea, que podemos chamar de solução. Uma solução é constituída por um solvente (maior quantidade) e um ou mais soluto (menor quantidade).
Experiência
Alguns materiais são capazes de dissolverem em outros materiais, chamados de solúveis, faremos um experimento com o cloreto de sódio (sal de cozinha) e a água. Nessa experiência observaremos a solubilidade do sal em água.
Desenvolvimento
Adicionamos a um recipiente transparente com 500 mL de água, quatro colheres de sal de cozinha, mexendo a mistura o sal se dissolveu, porém quando foi adicionada a quinta colher vemos que parte do sal ficou concentrada no fundo do recipiente, ao adicionar mais uma colher não foi mais possível à dissolução. Após fazer a experiência com a água em temperatura ambiente, colocamos a mistura para “ferver” e observamos que o sal parece não estar mais no recipiente, por fim colocamos a mistura na geladeira e após algumas horas o sal volta a aparecer no fundo do recipiente.
Conclusão
O sal não se dissolveu a partir da quinta colher, pois existe um limite máximo do sal em água. 500 ml de água não dissolvem mais que cinco colheres de sal, pois a água atingiu o ponto máximo de dissolução. Com essa experiência podemos concluir que solubilidade é a massa máxima de um soluto capaz de se dissolver em certo volume de solvente. Acrescentamos também que a mistura quando atinge um ponto de ebulição o sal evapora, mas não completamente, pois ao refrigerar a mistura voltamos a ver o “corpo de fundo” do sal no recipiente.
Fontes: Modulo Editora Pitágoras, Ensino Médio 1º série, modulo 1, ano 2012.
Modulo Editora COC, Ensino