TRABALHO QUIMICA ACIDOS E BASES
Introdução:
O Presente trabalho da disciplina de Química, aborda o tema Funções Inorganicas (Ácidos e Bases). E tem como objetivo mostrar e aprofundar a definição, formúla, nomenclatura e aplicação dos mesmos, que estão presentes em diversas formas na natureza e no mundo à nossa volta.
Desenvolvimento:
Ácidos
Definição:
Acdos são substâncias químicas, que conforme a primeira definição postulada pelo físico Svante Arrehenius, quando em meio aquoso se ionizam liberando o cation H+, podendo também reagir com as moléculas de água o que da origem ao íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+) o que reduz o pH da solução, porém numa definição mais geral do físico-químico dinamarquês Brønsted e do também físico-químico inglês Lowry, pode-se classificar como um ácido qualquer substância capaz de doar prótons. Embora a definição de Brønsted seja bem similar à de Arrehenius, ela abrange mais substâncias, sendo essas classificadas como ácidos de Brønsted.
Quando um ácido entra em contato com a água, ele se ioniza e libera H+.
Exemplos - FORMULÁS
HCl + H2O → H+ + Cl-
HF + H2O → H+ + F-
H2SO4 → H+ + SO2-
Nomenclatura dos ácidos
Os ácidos podem ser classificados, segundo a presença ou não de oxigênio, em “hidrácidos” (sem oxigênio) e “oxiácidos” (com oxigênio).
A) HIDRÁCIDOS
Ácido + nome do elemento + ídrico
Exemplos:
HCl – ácido clorídrico
H2S – ácido sulfídrico
B) OXIÁCIDOS
Ácido + nome do elemento + oso/ico
Exemplos:
H2SO4 – ácido sulfúrico
HNO3 – ácido nítrico
H3PO4 – ácido fosfórico
HClO3 – ácido clórico
H2CO3 – ácido carbônico
Todos os ácidos acima terminam em ICO. Eles servem como referência para dar nome aos demais oxiácidos. Se diminuirmos o número de oxigênio destes ácidos, utilizamos a terminação OSO. Se diminuirmos dois oxigênios, adicionamos HIPO antes do elemento mais a terminação OSO. Se aumentar o número de oxigênio,