Hachuras Final
Curso: Engenharia Mecânica Turma: 1B Turno: Noite Disciplina: Desenho Técnico Professora: Rosa Maria Alunos: Diego da Silva Araújo Elisama dos Santos Gabriel Nascimento Lucas André Martins Magnum Castello Branco Tiago de Alencar Yannick André Araújo Silva
Desenho Técnico - Roteiro
Saudação
Olá! Somos do curso de engenharia Mecânica e essa é a nossa Atividade prática supervisionada de Desenho Técnico 1. O tema para ser comentado por nós é: Hachuras.
(Passar uma série de imagens aleatórias antes da introdução)
Introdução:
Para darmos início ao nosso estudo, vamos primeiro definir o que é uma hachura:
Segundo a definição do profº Frederico Damasceno Bortoloti, as hachuras “são constituídas de linhas finas, equidistantes e traçadas a 45° em relação aos contornos ou aos eixos de simetria de uma peça cuja finalidade é indicar suas partes maciças, evidenciando as áreas de corte”.
Sendo assim, torna-se indispensável para o nosso estudo, também, sabermos um pouco a respeito de corte numa peça, para uma melhor visão geral do assunto.
1. Rápida Definição de Cortes
Quando necessitamos desenhar uma peça que tenha muitos detalhes internos ou invisíveis, as projeções poderão ser confusas devido a um excesso de linhas tracejadas, o que pode comprometer sua interpretação.
Para auxiliar essa interpretação é que utilizamos vistas em corte das peças, que são projeções feitas a partir de um determinado ponto da própria peça. Podemos ter desenhos com Corte Total, Corte Parcial, Meio Corte ou Corte em desvio, por exemplo.
(Podem ser usadas algumas imagens aleatórias com os diferentes tipos de corte)
2. De Volta às Hachuras
Agora que vimos um pouco a respeito dos cortes podemos voltar para as hachuras e explicar melhor como pode ser feita