Desenho
15
15 Corte parcial
E
Introdução
m certas peças, os elementos internos que devem ser analisados estão concentrados em partes determinadas da peça.
Fig.A
Fig.B
Fig.C
Nesses casos, não é necessário imaginar cortes que atravessem toda a extensão da peça. É suficiente representar um corte que atinja apenas os elementos que se deseja destacar. O tipo de corte mais recomendado nessas situações é o corte parcial Nesta aula você saberá como é representado o corte parcial. parcial. Além disso, você conhecerá os tipos de hachuras utilizadas nas representações em cortes.
Representação do corte parcial Nossa aula
Observe um modelo em perspectiva, com aplicação de corte parcial.
A linha contínua estreita irregular e à mão livre, que você vê na perspectiva, é a linha de ruptura A linha de ruptura mostra o local onde o corte está ruptura. sendo imaginado, deixando visíveis os elementos internos da peça. A linha de ruptura também é utilizada nas vistas ortográficas.
A U L A
15
A vista representada em corte é a vista frontal porque, ao imaginar o corte, o observador estava vendo a peça de frente. Nas partes não atingidas pelo corte parcial, os elementos internos devem ser representados pela linha para arestas e contornos não visíveis visíveis. Veja agora uma outra maneira de representar a linha de ruptura, na vista ortográfica, através de uma linha contínua estreita em ziguezague estreita, ziguezague.
As partes hachuradas representam as partes maciças do modelo, atingidas pelo corte. Complete a frase para não esquecer.
Verificando o entendimento
A linha de ruptura pode ser representada por: uma linha contínua ...................................., irregular, ......................................................... ou por uma linha contínua estreita em ..............................
Verifique se você usou as palavras certas para completar a frase: estreita à estreita, ziguezague, mão livre e ziguezague