Química - Ácido-Base - Trabalho explicativo e experimental
Os indicadores ácida-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é ácido ou base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química. São exemplos de indicadores ácida-base: fenolftaleína, alaranjado de metila, papel tornassol, azul de bromo timol.
Alguns indicadores naturais também podem ser utilizados, como o repolho roxo, que foi utilizado no nosso experimento.
Na prática, o PH pode ser medido com indicadores ácida-base e também através de aparelhos que medem a condutividade elétrica das soluções.
Os indicadores mudam de cor em diferentes valores de PH. Para essa mudança de cor damos o nome de viragem e para o valor do PH damos o nome de ponto de viragem.
- Materiais utilizados: Liquidificador; Peneira; Repolho roxo; 7 tubos de ensaio; 9 béqueres; 1 caneta hidrocor; Fenolftaleína (indicador de ácida-base sintético); Ácido clorídrico; Bicarbonato de sódio; Hipocloreto de sódio; Vinagre; Álcool; Hidróxido de sódio; Suco de limão;
De início, preparamos um indicador de ácida-base, tentando estimar o PH de uma substância.
Numeração do PH:
PH igual a 7- Substância neutra;
PH menor que 7- Substância ácida;
PH maior que 7- Substância básica;
Logo, estabelecemos o PH de uma substância pela sua cor individual. Que são: Vermelha- PH=2; Púrpura- PH=4; Violeta- PH=6; Azul- PH=8; Azul ou verde- PH=10; Verde- PH=12; Amarelo- PH= acima de 12;
Indicador de ácida-base do extrato de repolho roxo: trituramos duas folhas de repolho roxo no liquidificador, com água. Depois, coamos o líquido com uma peneira, em um béquer. Logo, o indicador ficou pronto.
Em seguida, numeramos 7 tubos, e adicionamos 3 ml da substância em cada tubo. Tubo 1: ácido