Trabalho Qualidade
Orientações técnicas para elaboração do projeto
Ar condicionado
1- Atendimento das eficiências mínimas indicadas nas tabelas 6.8.1A à 6.8.1.G para os seguintes equipamentos:
1.1 – Ar condicionado e unidades condensadoras;
1.2 - Bombas de calor;
1.3 - Resfriadores de líquido (chillers);
1.4 - Fornalhas e unidades de aquecimento;
1.5 – Boilers;
1.6 - Equipamentos de rejeição de calor (torres de resfriamento ou condensadores de ar).
2 - Verificação quanto ao nível de eficiência dos equipamentos. Tendo a informação fornecida pelo fabricante sobre sua eficiência do equipamento fornecido, seguindo a seguinte verificação:
2.1 - Equipamentos cobertos pela Federal Energy Policy Act (EPACT) devem atender aos requisitos de certificação do U.S. Department of Energy.
3 - Os cálculos de carga térmica devem ser feitos de acordo com normas, padrões de engenharia e manuais aceitos usualmente, como por exemplo, a ASHRAE HandBook
4 - Controles
4.1 – Controle das Zonas térmicas;
4.1.1 – Especificações gerais para termostatos. O fornecimento de energia para resfriamento ou para aquecimento em cada zona deve ser controlado individualmente por um termostato, que responda à temperatura da zona.
4.1.2 – Quando usados para atuar sobre o aquecimento e o resfriamento, os termostatos de controle devem ser capazes de prover uma faixa de temperatura do ar de pelo menos 3°C (deadband), no qual o suprimento da energia para aquecimento e resfriamento seja desligado ou reduzido para o mínimo.
4.2 – Onde os controles termostáticos para aquecimento e resfriamento da zona são independentes deve-se fornecer meios para evitar que o setpoint de aquecimento seja superior ao setpoint de resfriamento menos uma faixa aplicável.
4.3 – Os sistemas devem ter controles para horários fora do expediente conforme rquerido nos itens 4.1.1 e 4.1.2
4.4 – Sistema