trabalho-psicologia
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
1. Introdução
9.
10. Uma vez que a personalidade é um constructo sumário, a área chamada da personalidade abrange um amplo território. Os psicólogos da personalidade especializam-se. Alguns são predominantemente pesquisadores que desejam descrever e explicar certo aspecto da personalidade: talvez a agressão, a ansiedade, a necessidade de realização ou o senso de controle. Enquanto que outros se dedicam ao estudo de teorias da personalidade, tentando entendê-las, ensiná-las ou elaborar novas teorias.
11. Entretanto, este trabalho tem a finalidade de apresentar, resumidamente, alguns conceitos da teoria de Freud, considerado o pai da Psicanálise, sobre sua teoria a respeito da personalidade, e seu olhar em relação à pessoa humana e seus conflitos.
12. A revisão bibliográfica, que basicamente consistiu na consulta de livros, constituiu a nossa principal metodologia para a realização deste trabalho.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
2. Revisão bibliográfica
2.1 As origens das teorias de Personalidade
24.
25. As teorias desempenham um papel proeminente na psicologia da personalidade. Muitas surgiram em ambientes clínicos, dês esforços para entender e tratar pessoas com problemas psicológicos. Por um lado, essas teorias baseadas em clínica dependem de insights adquiridos em entrevistas extensas com relativamente poucas pessoas. Em alguns casos, os terapeutas e pacientes encontraram-se quase diariamente, durante anos. As teorias baseadas em clínica tendem a gerar hipóteses gerais amplas, as quais são avaliadas informalmente, durante anos. As teorias baseadas em clínica tendem a gerar hipóteses gerais amplas, as quais são avaliadas informalmente. Enquanto ajudam os pacientes a superar problemas e fazer ajustamentos, os clínicos reúnem evidências para suas hipóteses.
26. Por outro lado. As teorias da personalidade também vêm de observações e experimentos controlados em