Trabalho PSICOLOGIA E EDUCA O
Existe uma relação entre a psicanálise e a educação no sentido de que a própria psicanálise pode contribuir com a educação e essa relação vem de longa data, a partir das discussões de Freud que demonstrou seu interesse pela pedagogia na intenção de possibilitar uma melhor compreensão por parte dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, os professores exercem grande influência sobre a criança por estarem investidos da relação afetiva primitivamente dirigida ao pai. Os sentimentos de admiração e de respeito são transferidos do pai para o professor, assim como a ambivalência afetiva que reside na antítese amor-ódio.
A psicanálise coloca a linguagem como marca do humano, e assim possibilita uma aproximação com as questões da educação, principalmente no que diz respeito à importância que o professor deve atribuir àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela. A Psicanálise por ser uma teoria que privilegia a escuta da palavra e da relação do sujeito com o saber tem em comum com a educação a preocupação da pessoa na sua singularidade, uma vez que provoca investimentos e emoções que permitem análises.
2- Quais são as contribuições da psicanálise, no tocante ao processo de inclusão de alunos com necessidade educacional especial, mais especificamente de crianças com diagnóstico de Transtorno global do desenvolvimento?
Sobre o fenômeno da inclusão a psicanálise tem produzido muito a respeito, pois está sendo convocada para isso, existem várias instituições que trabalham nessa via, mais especificamente com as crianças com diagnóstico de Transtorno global do desenvolvimento, pois a psicanálise acredita que a educação pode ser terapêutica para essas crianças, desde que sejam incluídas com muita cautela e precaução. A educação pode ser uma via de retomada da constituição do sujeito e pode contribuir muito para o desenvolvimento