TRABALHO CIENT FICO PSICOLOGIA DA EDUCA O
A Zona de Desenvolvimento proximal: um conceito fundamental para a prática pedagógica
Zona de Desenvolvimento Proximal
ALBERTO CORDEIRO DA SILVA
04/05/2015
Para o grande sucesso da aprendizagem atual compreende não só os métodos relacionados ao conteúdo desejado, mas a formação de um indivíduo responsável diante do seu almejado saber, integrado consciente das necessidades sociais do seu meio em que vive. Dentre estas necessidades destaca-se a existência e o respeito ao próximo, estabelecendo cada vez mais necessárias as habilidades sociais entre todos os seres e a disciplina na conduta diante dos objetivos desejados.
FACULDADE CLARETIANO POLO ARAÇATUBA-SP
TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ALBERTO CORDEIRO DA SILVA
ARAÇATUBA-SP
2015
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de zona de desenvolvimento próximo. Zona de desenvolvimento próximo representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si próprios e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém.
Em outras palavras, teríamos uma zona de desenvolvimento autossuficiente que abrange todas as funções e atividades que a criança consegue desempenhar por seus próprios meios, sem ajuda externa.
Zona de desenvolvimento próximo, por sua vez, abrange todas as funções e atividades que a criança ou o aluno consegue desempenhar apenas se houver ajuda de alguém. Esta pessoa que intervém para orientar a criança pode ser tanto um adulto, pai, professor, responsável, instrutor de língua estrangeira quanto um colega que já tenha desenvolvido a habilidade requerida.
Uma analogia interessante nos vem à mente quando pensamos em zona de desenvolvimento próximo. Uma mecânica, quando se regula o ponto de um motor a explosão, este deve ser ajustada ligeiramente á frente do momento de máxima compressão dentro do cilindro, para maximizar a potência e o desempenho.
A ideia de zona de desenvolvimento próximo é de grande