Trabalho Psicologia Da Aprendizagem
1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.
Inatismo: inato, que já nasce com o indivíduo;
Maturacionismo: relativo à maturação, ou seja, a maturidade cognitiva indica o potencial de aprendizagem.
Apriorismo: aprimore, ou seja, as estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito. Tais idéias delineiam um quadro de aprendizagem centrado no sujeito individual, que depende de maturação neurológica, física, emocional e de capacidades hereditárias para que possa aprender.
2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.
Para que a criança aprenda a fazer um bom uso da língua portuguesa dentro da forma da língua culta o professor precisa interferir, ensinando a criança a desfazer algumas analogias.
3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.
Sim, pois é importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental, entretanto não é o único. A aprendizagem, que tem importância para o estudante, “combina o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a idéia e o significado”.
4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.
Totalidade: É comum dizermos que um adolescente faz coisas em seu grupo que não tem coragem de fazer sozinho. Para a Gestalt, o grupo forma uma totalidade que não pode ser desmembrada para que seja conhecido o comportamento de cada um de seus membros.
Percepção: em conformidade com a totalidade, a estimulação sensorial não garante por si só a percepção.
Estrutura: a estrutura é um todo organizado e harmônico, que não se configura como a soma de partes, mas sim, há uma relação de conjunto.
Meio geográfico e meio comportamental: nossos comportamentos vêm à tona de acordo com a percepção do meio e não apenas pela