Trabalho De Psicologia Do Desenvolvimento E Da Aprendizagem
Anaê Dandara Alves Pontes
Jaqueline Aparecida Monteiro Soares
Trabalho de Psicologia Do Desenvolvimento e Da Aprendizagem
O Professor Mediador no Processo de Ensino Aprendizagem
LUPÉRCIO
2015
FACULDADE PAULISTA DE TECNOLOGIA
Trabalho de Psicologia Do Desenvolvimento e Da Aprendizagem:
O Professor Mediador no Processo de Ensino Aprendizagem
Trabalho desenvolvido para obtenção de nota parcial para disciplina de Psicologia do desenvolvimento e da Aprendizagem, ministrada pela professora Msc. Débora Colombo.
LUPÉRCIO
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade destacar a importância do papel mediador do professor no processo de ensino-aprendizagem e da consciência de que ensinar não é transferir conhecimento, mas sim possibilitar a construção do mesmo de forma crítica e ativa.
O PROFESSOR MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
O processo de ensino abrange a assimilação de conhecimentos, mas inclui outras tarefas. Para assegurar a assimilação ativa, o professor deve antecipar os objetivos de ensino, explicar a matéria puxar dos alunos conhecimentos que já dominam, estimulá-los no desejo de conhecer a matéria em desenvolvimentos significativos e compreensivos, saber detectar o nível da capacidade dos alunos, saber empregar os métodos mais eficazes para ensinar, não um aluno ideal, mas alunos concretos que ele tem a sua frente.
A relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende. Ao contrário, é uma relação recíproca na qual se destacam o papel dirigente do professor e as atividades dos alunos.
O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos. O ensino não existe por si mesmo, mas na relação com a aprendizagem.
A unidade entre ensino e aprendizagem fica comprometida quando o ensino se caracteriza