trabalho pronto
A otimização busca obter o melhor resultado, sempre planejar ou desenvolver com o melhor resultado.
A otimização pode ser organizada em 4 grandes etapas:
I - Planejamento da Otimização: consiste no arranjo das condições para iniciar o trabalho de otimização, como a formação da Equipe de Gestão Estratégica (EGE), mobilização da organização, priorização e delimitação dos processos, formação dos Grupos de Trabalho (GT’s), e ainda, elaboração do Plano de Trabalho.
II - Modelagem do Processo: consiste no início do trabalho de mapeamento do processo, em que será desenhado o fluxo atual do processo (Fluxograma AS-IS), levantadas as normas inerentes ao processo e registrados os problemas e possíveis oportunidades de melhoria.
III - Análise e Melhoria: consiste na análise do fluxo atual e de outras condições que o influenciam para identificar possíveis soluções.
Ao mesmo tempo, será ainda trabalhada a formatação do novo fluxo (Fluxograma
TO-BE) e do Sistema de Medição de Desempenho (indicadores) que servirá para monitorar o desempenho do processo ao longo do tempo.
IV - Implementação das Melhorias: consiste na etapa final do trabalho, que dispõe sobre as condições necessárias para a efetiva implementação do novo processo bem como das soluções identificadas e propostas, além da manualização dos procedimentos e demais documentos necessários e a capacitação dos colaboradores para realização do novo fluxo do processo.
I - Planejamento da Otimização- Mobilização-
Formação da Equipe de Gestão Estratégica – EGE um grupo de facilitadores responsavel pela condução dos trabalhos de otimização.
Mobilização da Organização consiste em compartilhamento de ideias entre os servidores para desperta neles interesses em participa em cada e tapa da resolução do problema
DELIMITAÇÃO DE ESCOPO
Discussão do processo de trabalho a ser priorizado e delimitar a ação de melhoria a ser executada e considerando se o processo será trabalhado integralmente ou