TRABALHO PRONTO
Com o processo de civilização na sociedade as relações entre os seres humanos começaram a ficar mais complexas, substituindo a violência física como meio de obter mais poder e respeito por disputas de poder através do parlamento e dos jogos e através deles foram estabelecidos relações humanas muito importantes, causando o surgimento do esporte moderno.
Em estudos específicos realizados, resultou a compreensão de que a violência é um fenômeno resultado de múltiplas determinações educação familiar, educação escolar, meios de comunicação social, instabilidade política e social, fatores genéticos e difusão do uso de drogas são exemplos de elementos que fazem parte do complexo de fatores que condicionam a introdução e a manutenção da violência tanto na sociedade quanto no esporte. A morte de torcedores e os ferimentos e fraturas em dezenas de atletas, embora não fossem eventos novos, mobilizam a sociedade em torno da discussão da violência no esporte e da busca de medidas para o enfrentamento do problema.
A VIOLÊNCIA DOS ATLETAS NO ESPORTE Para compreender as manifestações de violência associadas ao esporte cabe considerar como ponto de partida que o esporte é uma prática social construída historicamente. Como tal, deve ser compreendido no quadro mais amplo das produções culturais, vinculadas à infra-estrutura econômica. A competição, organização rigorosa das regras os objetivos e as condições da competição desportiva, organização racional e burocrática dos procedimentos de planejamento, condução, controle e