Trabalho Prof Eduardo Enologia
Cabernet Sauvignon
ORIGEM
Sua origem está associada à região de Bordeaux (Médoc) e é resultado do cruzamento entre as castas: Cabernet Franc e Sauvignon Blanc. Seu nome já aparece em registros do final do século XVIII.
HISTORICO
Ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes.1 É conhecida como "a rainha das uvas tintas". A variedade é bastante homogénea, com algumas diferenças na forma do bacelo e nas características típicas do vinho.
Curiosidades
Dá origem a tintos encorpados e concentrados, muitas vezes envelhecidos em carvalho. Alguns de seus vinhos podem durar muito tempo, e podem também ser elegantes e complexos, enquanto outros são mais intensos e exuberantes. Hoje, a onipresente Cabernet Sauvignon produz ótimos vinhos nas regiões mais diversas: Bordeaux, Itália, Portugal, Espanha, Austrália, Califórnia, Chile, Argentina, Nova Zelândia e África do Sul, entre outras. Cada uma com seu estilo próprio e suas peculiaridades.
Devido a sua deliciosa estrutura e base aromática a Cabernet Sauvignon é a casta tinta perfeita para harmonizar com comida. Praticamente todas as culturas culinárias possuem pratos que combinam perfeitamente com ela. As melhores combinações são:
França - Combinação Clássica: Vinhos tops de Bordeaux com Cordeiro. A carne pode ser apresentada de várias formas (assado, ao molho, guisado) e em vários cortes (carré, paleta, pernil ou inteiro);
Itália - Supertoscanos com Bisteca Fiorentina ou Javali;
Austrália, Califórnia e Chile - Seus super estruturados cabernets combinam com Peru recheado, Ganso, Pato (Confit de Canard), Coelho;
Genéricos - Normalmente, para não errar, a Cabernet Sauvignon combina com carne. Grelhada ou com molho, tanto faz;
Exóticos - Vale a pena experimentar um cabernet bem frutado e jovem com a culinária árabe, indiana, tailandesa e cajum/crioula (Jambalaya).
MARCA DE VINHO
PETALUMA;
ROSEMOUNT;
MOSS WOOD;
YARRA YERING.
ROTULO
Pinot Noir