Trabalho processo seguro de alimentos
Baratas e Borboletas
Baratas
Existem cerca de quatro mil espécies diferentes de baratas,se multiplicam muito rapidamente.Principalmente nas regiões tropicais ou subtropicais,elas buscam no ambiente urbano condições propícias relacionadas à disponibilidade de alimento, abrigo, água.Já as baratas domésticas são aquelas que vivem dentro de residências e ao redor da estrutura,em anexos como caixa de gordura, esgoto, bueiro e outros locais úmidos e escuros.Por habitarem locais sujos contaminam alimentos consumidos pelo homem causando doenças. Também podem causar danos consideráveis em roupas e livros, além de impregnar os locais com cheiro desagradável e característico . Principais espécies encontradas no meio urbano são a Blatella germânica e a Periplaneta americana:
BLATTELLA GERMANICA: Ocorre a concentração de baratas alemãs na cozinha, sanitários e outras áreas onde haja alimento e umidade disponíveis. Abrigam-se em lugares acanhados e que geralmente passam despercebidos aos nossos olhos, e preferência por locais quentes.
PERIPLANETA AMERICANA: Tubulações subterrâneas como fiação elétrica, esgoto, telefônica, aterramento, painéis, porões. Geralmente habitam locais úmidos e escuros. Podendo também ser encontrada dentro de residências, em cozinhas e banheiros.
Blatella Germanica
Periplaneta Americana
Riscos,prejuizos e reprodução
As baratas são potencialmente transmissoras de doenças, que são veiculados em suas pernas e corpo quando percorrem locais contaminados, causadas por esporos de fungos, bactérias, vírus etc. Certas bactérias podem causar inflamaçoes no estômago e intestino e surtos diarréicos.
O acasalamento entre as baratas começa quando os machos são atraídos por feromônios sexuais emitidos pelas fêmeas. A cópula pode durar uma hora ou mais e durante esse processo o macho transfere o espermatóforo (cápsula que contém espermatozóides) para a fêmea. Os machos e as fêmeas podem copular uma ou