trabalho previdencia
Sirlene Ferreira da Silva – sirleene2011@hotmail.com
Universidade Paranaense – UNIPAR. Francisco Beltrão – PR.
RESUMO: No presente artigos abordaremos o instituto do Regime de Previdência Privada, sistema que pela acumulação de recursos e seu investimento no mercado financeiro visa garantir uma renda ou benefício futuro ao participante em complemento ou substituição da previdência Pública. Abordados os aspectos sociais do regime previdenciário brasileiro e seus conceitos originários foi nos possível discorrer sobre o regime privado de previdência complementar e seus fundamentos legais.
Palavras chave: previdência privada, previdência complementar, previdência social.
INTRODUÇÃO
Com a aparente crise previdenciária que se observa nas contas da Previdência Social Brasileira, devidamente constatada pela modificação das faixas etárias predominantes na vida econômica nacional, pelas fragilidades no controle de fraudes do sistema e a natureza solidária da previdência pública, torna-se importante um sistema que permita ao trabalhador complementar sua expectativa de rendimento quando encerrar a carreira profissional.
Longe de constituir inovação, os planos de previdência privada passaram a ser mais atraentes para o trabalhador que prefere um investimento rentável a longo prazo para buscar o seu merecido descanso sem perder o padrão de vida que possui quando ativo, razão pelo qual nos debruçamos sobre os conceitos que fundamentam a previdência complementar na atualidade brasileira.
Nosso objetivo é tornar mais claro o entendimento dos diversos sistemas de previdência possíveis e seus principais atrativos ao contribuinte. É importante delinearmos a princípio o historio previdenciário brasileiro, para enquadrar no momento atual os mecanismos disponíveis para o investimento a longo prazo que é constituído pelo esforço do trabalhador através de sua história de vida.
Em 1923 a Lei Eloy