Trabalho de previdencia sicial
Alunas- Andréia Luna Josilene Xavier Juliana Chaga Tarciana Silva Tatyane Lima Thialy Costa
Piedade, novembro 2011 O que é Previdência Privada? É um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar. Num primeiro momento, era vista como uma forma uma poupança extra, além da previdência oficial.
O que faz?
A previdência complementar funciona de forma simples: durante o período em que está trabalhando, você paga um pouco por mês, de acordo com sua disponibilidade, acumulando assim um saldo que poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente quando você se aposentar.
No Brasil existem dois tipos de previdência:
Previdência Complementar Fechada
Previdência Complementar Aberta
Previdência Complementar Fechada
Administrada por entidades privadas, se restringe a um grupo de trabalhadores que façam parte de uma mesma instituição (empresas, sindicatos, etc.), ou seja, não está disponível ao público.
Previdência Complementar Aberta É considerada aberta porque qualquer pessoa, física ou jurídica, pode contratar seus benefícios. Ela oferece uma cobertura para qualquer cidadão, seja ele trabalhador ou não, e pode ser contratada por duas formas: planos corporativos e individuais.
Planos Corporativos
Quando uma organização efetua um contrato com uma entidade de Previdência Complementar, para disponibilização do plano aos seus colaboradores.
Planos Individuais
Quando a contratação do plano é realizada direto pela pessoa, sem vínculo com a empresa a qual é funcionária. Os planos de Previdência Complementar são divididos nos períodos de Deferimento (fase de contribuição) e de Cobertura (fase do recebimento do benefício