trabalho praticas ensino
Segundo Mizukami , a partir de análises feitas sobre as diferentes abordagens do processo ensino-aprendizagem pôde-se constatar que certas linhas teóricas são mais explicativas de alguns aspectos do que de outros , percebendo-se assim a possibilidade de articulação das diversas propostas de explicação do fenômeno educacional . Ela procura fazer uma sistematização válida de conceitos do fenômeno estudado .
Mesmo com teorias incompletas por estarem ainda em fase de elaboração ou reelaboração , faltando validação empírica ou confronto com o real. Lembrando ainda as teorias não são as únicas fontes de resposta possíveis e incorrigíveis , pois ...
"elas são elaboradas para explicar , de forma sistemática , determinados fenômenos , e os dados do real é que irão fornecer o critério para a sua aceitação ou não , instalando-se , assim , um processo de discussão permanente entre teoria e prática."(As Abordagens do Processo Ensino-Aprendizagem e o Professor ; Maria da Graça Nicoletti Mizukami ; Cap. 6 ; Pag. 107)"
Mizukami ainda critica a formação de professores colocando que o aprendido pelos professores nada tinha a ver com a prática pedagógica e seu posicionamento frente ao fenômeno educacional . A experiência pessoal refletiria um comportamento coerente por parte do educador , pondo fim assim ao permanente processo de discussão entre teoria e prática .
Uma possível solução seria repensar os cursos de formação de professores , voltando as atenções principalmente para as disciplinas pedagógicas que analisam as abordagens do processo ensino-aprendizagem , procurando articulá-los à prática pedagógica.
Também é discutida uma forma de aproximar cada vez mais as opções teóricas existentes como o analisar , discutir , da vivência na prática e à partir da prática , se pudesse discutir e criticar as opções teóricas confrontando com a mesma prática. É tentar criar teorias através da prática , analisando o